III Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade- 11, 12 e 13 de setembro
Lajeado/ RS (UNIVATES)
O
USO DO WORD NA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA
Aline
Dias de Oliveira[1]
Maria
Fabiana da Rosa Aguirre
Ms. Anilda Machado de Souza²
Dra. Lígia Beatriz Goulart
Eixo Temático: Letramento digital
Resumo: Este projeto tem
por escopo analisar com
o uso do editor de texto Word pode contribuir para o processo de aquisição da
leitura e da escrita dos alunos, numa turma de segundo ano do ensino
fundamental de uma escola da rede pública municipal. A forma mais convencional de registro na
escola, ainda é o caderno, nele são formalizados os conhecimentos produzidos
pelos alunos, por isso a intenção desta pesquisa é utilizar o editor de texto
Word para ampliar as formas de registro das atividades realizadas pelos
alunos. Através de atividades com o netbook usando o editor de texto Word,
serão propostas práticas de leitura e escrita para os alunos que estão em
processo de alfabetização. Incluem-se nesse processo atividades de escrita como
letra inicial do nome de cada um, formação de sílabas, associação de imagens
a palavras e reconhecimento das letras e os seus sons, enfim uma oficina de produção
escrita. As atividades serão desenvolvidas com intuito de promover alfabetização
e letramento dos alunos. As práticas propostas
serão registradas e divulgadas em um blog/portfólio. Essa pesquisa pretende
criar condições para promover mudanças cognitivas e sociais. A partir do
momento em que os sujeitos se apropriam da escrita na tela, configura-se
letramento digital, ou seja, apropriação da tecnologia digital, diferente das
práticas de leitura e escrita no papel (SOARES, 2002). Kenski (2007) afirma
que a linguagem digital influencia no processo de construção de
conhecimentos, valores e atitudes, aprimorada no acesso as possibilidades de
uso dos computadores. Enquanto professora busca-se estimular e valorizar as
produções gráficas dos alunos de acordo com sua etapa de desenvolvimento. Nesta
pesquisa pretende-se que os alunos demonstrem maior envolvimento com o uso de
editor de texto Word familiarizando-se com o processo de construção de
escrita, ampliando suas aprendizagens.
Palavras-chave:
Word,
leitura, escrita, aprendizagem.
REFERÊNCIAS
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação, Campinas/SP,
Papirus,Ed.2ª, 2007.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e
escrita: letramento na cibercultura. Educação
e Sociedades: Campinas, vol.23, n.81, p.143-160, dez.2002.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário