quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Novas Experiências....
III Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade- 11, 12 e 13 de setembro
            Lajeado/ RS (UNIVATES)
 
RESUMO APROVADO !!!
 
O USO DO WORD NA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA
Aline Dias de Oliveira[1]
Maria Fabiana da Rosa Aguirre
Ms. Anilda Machado de Souza²
Dra. Lígia Beatriz Goulart
 
Eixo Temático: Letramento digital
 
Resumo: Este projeto tem por escopo analisar com o uso do editor de texto Word pode contribuir para o processo de aquisição da leitura e da escrita dos alunos, numa turma de segundo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal.  A forma mais convencional de registro na escola, ainda é o caderno, nele são formalizados os conhecimentos produzidos pelos alunos, por isso a intenção desta pesquisa é utilizar o editor de texto Word para ampliar as formas de registro das atividades realizadas pelos alunos. Através de atividades com o netbook usando o editor de texto Word, serão propostas práticas de leitura e escrita para os alunos que estão em processo de alfabetização. Incluem-se nesse processo atividades de escrita como letra inicial do nome de cada um, formação de sílabas, associação de imagens a palavras e reconhecimento das letras e os seus sons, enfim uma oficina de produção escrita. As atividades serão desenvolvidas com intuito de promover alfabetização e letramento dos alunos. As práticas propostas serão registradas e divulgadas em um blog/portfólio. Essa pesquisa pretende criar condições para promover mudanças cognitivas e sociais. A partir do momento em que os sujeitos se apropriam da escrita na tela, configura-se letramento digital, ou seja, apropriação da tecnologia digital, diferente das práticas de leitura e escrita no papel (SOARES, 2002). Kenski (2007) afirma que a linguagem digital influencia no processo de construção de conhecimentos, valores e atitudes, aprimorada no acesso as possibilidades de uso dos computadores. Enquanto professora busca-se estimular e valorizar as produções gráficas dos alunos de acordo com sua etapa de desenvolvimento. Nesta pesquisa pretende-se que os alunos demonstrem maior envolvimento com o uso de editor de texto Word familiarizando-se com o processo de construção de escrita, ampliando suas aprendizagens.
 
 
Palavras-chave: Word, leitura, escrita, aprendizagem.
 
REFERÊNCIAS
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação, Campinas/SP, Papirus,Ed.2ª, 2007.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedades: Campinas, vol.23, n.81, p.143-160, dez.2002.
 

Apresentação do resumo - dia 12 de setembro,
com o  relato da oficina realizada no dia 04-09 !!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário